quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MOMENTO LITERÁRIO

Esse espaço também foi criado para homenagear escritores e poetas baianos. Para começar com pé direito, escolhemos a poesia de Castro Alves, O Navio Negreiro.




MEMORIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Escrito originalmente em 1880, pelo escritor brasileiro Machado de Assis, tem o diferencial de ser uma narrativa contada pelo próprio Brás Cubas após a sua morte. O livro começa no enterro de Brás e ao morrer, seu fantasma começa a narrativa de suas memórias, incluindo os pontos mais importantes de sua vida.

Nesse novo plano espiritual, Brás Cubas conta sua história com sinceridade pois “A franqueza é a maior virtude de um defunto”,segundo ele. Livre das normas da sociedade e apegos morais ele apresenta os fatos mais desconcertantes de sua trajetória com fidelidade, até mesmo seus amores de juventude, a cortesã Marcela, que o amou por “15 meses e 11 contos de réis”; Eugênia que ele descreve como “Bonita... mas coxa” e Virgília, a mulher de um político respeitado com a qual ele manteve um caso amoroso.

Brás acredita ter vivido bem seus anos, porém, em seu fim é possível notar a falta de conquistas pessoais e profissionais. Não conseguiu um alto cargo político, não se casou, não teve filhos (o que considera uma das poucas coisas boas que fez na vida, por não passar a essa criatura o legado de sua miséria), falhou em seu intento de criar o emplastro Brás Cubas, com o qual pretendia entrar na história.

Essa obra marca o fim do movimento romântico no Brasil e o começo do movimento realista, no qual as mulheres não são totalmente belas ou puras, como o narrador-personagem cita. Uma é bela e coxa e a outra é gananciosa, o adultério é freqüente, representado pelo triângulo amoroso Brás–Virgília–Lobo Neves (marido de Virgília), os amores não são tão profundos e duradouros como no movimento anterior.

Foram esse motivos que levaram o cineasta André Klotzel a fazer um filme sobre a obra, no ano de 2000, onde ganhou diversos prêmios nacionais. Para que você também fique com vontade de conhecer o audiovisual, oferecemos o trailler para degustação. Bom filme!



Um comentário:

Anônimo disse...

Através do resumo e mais o vídeo, fiquei realmente com um enorme apetite!