quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A ARTE DE ESCREVER


A FTC vem sempre promovendo atividades para aguçar a leitura como fonte inspiradora para seu alunado buscar a arte de escrever. Foi na disciplina Análise do Discurso que a turma de Letras desenvolveu como atividade uma análise dos enunciados apresentados, para explicar os subentendidos e/ou pressupostos neles aparentes e desta maravilhosa atividade foram destacadas:

Ao meu Brasil,


És tu uma nação de várias nações, com várias caras, jeitos e formas, terra das desigualdades, dos desencontros e das disparidades, onde o côncavo e o convexo não são palavras antônimas, são sim, palavras de significados distintos que podem variar dependendo da visão e do emprego de quem as usa. Lugar onde a justiça permite que crianças “vivam” toda uma infância presas em abrigos para menores, em nome da moral e da família; família esta, uma instituição social desgastada e em constante processo de reformulação de conceitos; em detrimento de facilitar a adoção por uma nova família pronta para doar amor, carinho, afeto e reintegração social para estes pequenos brasileiros em lares que na maioria dos casos são constituídos de pai e mãe e tidos como famílias normais, visto que ainda existem outros de pai e pai ou mãe e mãe, que precisam lutar ferrenhamente na justiça para ter reconhecido o direito de poder dar educação, carinho, amor e afeto tanto quanto qualquer outro casal. A justiça ainda continua na intenção de prolongar o mau-trato com o regresso dessas crianças para seios de onde já foram renegadas.


Sim, Brasil, tu és também a terra da impunidade que favorece a violência e a injustiça onde o caráter e a hombridade de um homem valem exatamente o que ele tem, onde famílias tidas como “de bem” aceitam traficantes de drogas sentados às suas mesas, mas ostentando poder financeiro, no entanto não querem um trabalhador honesto que não possa comer lagosta e nem presenteá-las com jóias caras, bons vinhos e outros souvenirs da vida...

Brasil, lugar onde os cidadãos pagam à policia para lhes dar proteção e precisam se trancar em suas casas, onde se paga à previdência social um plano de saúde e estes recursos quase sempre são desviados e “bem utilizados” por pessoas que os administram de forma corrupta e safada, e que na hora do retorno do serviço para quem de direito, há sempre uma série de empecilhos.

Ah meu Brasil, com problemas proporcionais ao seu grande tamanho, mas será que um dia teremos um orgulho real de nos chamarmos de “BRASILEIROS”? Esse dia com certeza será aquele em que poderemos olhar uns para os outros sem medo de um seqüestro relâmpago, ou de uma traição, que poderemos votar em um candidato a cargo eletivo com a certeza de que ele receberá o justo por uma prestação de serviços e assim o fará; em que pais e mães poderão deixar seus filhos nas escolas públicas e terem certeza de que estão recebendo uma educação de qualidade, voltada a formar cidadãos de fato num país onde valerá a verdade mais que qualquer outra coisa e onde côncavo será côncavo, justamente o antônimo de convexo. Custa muito pouco para termos um país perfeito para se viver, basta aplicarmos no mínimo as grandes máximas dos pensadores que influenciaram a História e uma que merece destaque é: Não faça com o seu próximo aquilo que tu não queres que o teu próximo faças contigo, sendo assim, o Brasil ideal faz parte de um mundo real e que bom se isso não fosse utopia...

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal esse texto. Massa!

Anônimo disse...

Oi dona Graciete, tudo bem?
Lembra de mim? Quanto tempo heim?Tico me passou o link desse blog. Adorei a ideia!
Não sei se a senhora sabe... Minha mãe é dona de uma escola aqui em São Cristovão na qual eu trabalho. Estou fazendo Pedagogia na Jorge Amado e vou divulgar A cor das Letras para os professores da escola e para os alunos da minha turma. Espero que o esse site seja sempre atualizado.

Um beijo tia

Depois entre neste site http://www.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml
Tem interessantes dicas de português. Tenho como um manual prático.

Anônimo disse...

Que bom lê textos como esse.

Olga disse...

Olá turma!
Levantem-se todos para aplaudir este texto.
Meus Parabéns!