quinta-feira, 11 de setembro de 2008

NOTA ZERO E NOTA DEZ

NOTA ZERO: Amazônia mal cuidada

O tempo fechou na discussão sobre a Amazônia. O presidente Lula reagiu no dia 26/05 à notícia de que um empresário sueco disse que a floresta amazônica poderia ser comprada por US$ 50 bilhões. O presidente deu um recado: disse que a Amazônia tem dono. A Amazônia tem dono, sim, mas o dono está cuidando muito mal dela. 62% da floresta pertencem aos brasileiros, mas os números de desmatamento são alarmantes. Só nos cinco primeiros anos do governo Lula, foram cem mil quilômetros quadrados. Isso é mais que o estado de Pernambuco.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais adiou a divulgação dos últimos números, pois em vez de lutar contra o desmatamento, certas autoridades querem brigar com o termômetro, o número. Os dados serão divulgados com as explicações técnicas para não se tornarem mais um motivo de briga com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

NOTA DEZ: Fundamental para o país

Pesquisadores do IBGE começaram, no dia 19/05, a visitar famílias para colher informações que servirão para que o governo planeje gastos e investimentos. O IBGE vai visitar 65 mil domicílios no prazo de um ano. As famílias já foram escolhidas com base em dados do censo e serão avisadas por carta. Quem tiver dúvida pode ligar para 0800 721 8181. A pesquisa, feita a cada cinco anos, tem sete questionários desta vez. Num deles, o morador vai dizer o que pensa sobre a própria casa: se está satisfeito, se o tamanho é adequado e até se o vizinho é barulhento. Outra novidade é uma espécie de diário da alimentação. Cada integrante da família anota hora, quantidade e o que comeu ou bebeu durante dois dias. Conhecer a fundo os hábitos de consumo e o orçamento doméstico dos brasileiros ajuda o governo a estabelecer políticas públicas na área da saúde e são importantes para a economia do país.

Nenhum comentário: