quinta-feira, 11 de setembro de 2008

BATE PAPO MUSICAL

Todo mundo sabe que baiano gosta muito de música e por essa razão fomos bater um papo com o músico Ubirajara Lima, conhecido como Bira, escritor e compositor de várias músicas gravadas por Pimenta Nativa, Patrulha do Samba, Xexéu, entre outros.
Alunos - Como foi o início da sua carreira como escritor?
Bira - Sempre gostei de criar e escrever. Minha primeira obra foi musical a qual tornei pública em 88 e devido ao incentivo e apoio das pessoas que tiveram a oportunidade de apreciá-la, continuei compondo e fazendo voto de que algum dia pudesse encontrar um espaço na área artística.

Alunos - Por favor, fale-nos um pouco sobre a sua obra (citar o nome da última obra). Como surgiu a idéia inicial para a criação desta obra?
Bira -
Costumo dizer que a última obra sempre será a primeira, porém, no meio de uma delas, sempre tem uma que serve de referência, sendo assim falo do texto Viajando nas Novelas em que tive a curiosidade de querer fazer algo diferente e espontaneamente escrevi e enviei para o programa Vídeo Show na rede Globo, o mesmo foi aceito e exibido ao público.

Alunos - A última obra é uma continuação de alguma (se houver mais de uma)?
Bira -
Possuo outras obras musicais gravadas por artistas diversos como: Xexéu, Pimenta Nativa, Patrulha do Samba, Vira e Mexe de MG, Banda Charuto Cubano etc. Todas foram executadas em emissoras de rádio tanto em nível regional como nacional.

Alunos - Como está sendo a receptividade do público com esta obra?
Bira -
A receptividade do público em geral e observadores, sempre foi positiva e sendo assim, a expectativa em relação à minha criação fica sendo segura e positiva também, uma vez que, a motivação em criar torna-se plural sempre.

Alunos – Você possui site para divulgar seus trabalhos?
Bira
- Não possuo site, mas logo estarei criando um, podendo mostrar todas as obras existentes e que fazem parte do meu contexto de criação

Alunos – Você também é professor (a) de Literatura? Se positivo, como você concilia a vida de escritor/compositor e professor?
Bira -
Não sou professor, porém admiro muito quem atua nessa área, principalmente na literária, e posso afirmar que um professor de literatura é um escritor formado por um meio natural.

Alunos – É verdade que os leitores brasileiros estão se interessando mais pela literatura, em relação a épocas passadas? O que você acha disso?
Bira -
Nós brasileiros não possuímos o hábito da leitura e isso nos deixa muito resumidos até porque é um conceito vindo de nossos ancestrais, mas não quer dizer que não possa mudar, estamos no século XXI e enfocados em vários assuntos tecnológicos que, de uma forma ou de outra, virá a exigir muito de nosso potencial.

Alunos – Você inclui sua filosofia de vida em seus textos?
Bira - Toda obra seja ela fictícia ou real é criada nos conceitos básicos filosóficos de nossas vidas sendo assim, a mesma é elaborada dentro do nosso comportamento de alegria ou tristeza, a depender do estado emocional de cada pessoa que esteja criando a obra.

Alunos – Em relação ao mundo editorial, as editoras finalmente estão deixando um pouco de lado os escritores/compositores internacionais e se voltando para os nacionais. Na sua opinião, foi o interesse crescente do público brasileiro pelos autores/compositores nacionais, ou algo mais?
Bira -
Eu creio que os escritores nacionais estão ousando mais, estão criando e tendo mais firmeza e segurança nos trabalhos, fazendo, no entanto, com que as editoras despertem o interesse pelas obras e, também o índice de evolução social dos últimos tempos, falo do crescimento cultural.

Alunos – Existem novos projetos em pauta? Se sim, quais?
Bira -
Atualmente estou voltado para área musical, priorizando o canto e criando obras musicais.



2 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom se pudéssemos conhecer os nomes das músicas gravadas pelos cantores e bandas citadas. Assim, faríamos jus a quem é de direito, ou seja, o nosso Bira.

Tia Bia Produções disse...

BIRA, QUE SURPRESA BOA TE VER POR AQUI!!!
COINCIDÊNCIA, NÃO?
ESSE CARA TEM MUITO TALENTO, É PRECISO VER DE PERTO!!!