quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CURIOSIDADES


Língua inglesa – Como tudo começou

Na época do Império Romano o Latim era a maior língua falada entre as pessoas, pois, com as guerras acontecendo no Império, houve uma grande expansão da língua através dos povos que se refugiaram nas várias partes vizinhas de onde moravam, em 43 d.C. A Inglaterra, a Escócia e o País de Gales eram habitados por povos chamados de escotos, pictos e bretões, e com eles em 43 d.C. tentaram lutar contra a invasão dos povos refugiados do Império Romano.

Durante a Idade Média houve uma aliança dos jutos, saxões e anglos contra os pictos e escotos. A esta aliança sucedeu a vitória dos dinamarqueses; os normandos, em 1066, liderados por Guilherme, o Conquistador, dominaram todos estes povos que tiveram natural influência na formação da população inglesa. Estas influências são mais facilmente notadas nos diversos aspectos da língua.

O inglês é uma língua basicamente anglo-saxônica, que apresenta vocábulos de origem celta também. Nota-se a grande influência do Latim trazido pelos romanos, que perdurou mesmo após a partida dos conquistadores; Seguiram-se influências dinamarquesas decorrentes das invasões, e depois destes os franco-normandos, que introduziram o dialeto franco-normando.

Em 1425 a língua inglesa foi reconhecida de fato, como língua oficial pelo parlamento inglês, após o estudo das características germânicas.

ANGLOS - povo germânico da região da Inglaterra.
BRETÕES - povo originário da antiga região da França, mais propriamente das atuais cidades de Côtes-du-norte, Finistère e Morbihan.
ESCOTOS - povo seguidor do catolicismo e da filosofia como harmonia para a vida. Viviam na Região Norte da Bretanha.
JUTOS - povo germânico morador da Jutlândia (península do Oeste da Europa).
PICTOS - habitantes primitivos da Escócia
SAXÕES - antigo povo morador do centro oeste da Alemanha.

Existem atualmente aproximadamente 6.912 idiomas no mundo, falados por mais de 6.6 bilhões de pessoas. Ao contrário do que muitos pensam o inglês não é o mais falado, ele está apenas na 4ª colocação e perde para o Chinês, o Hindi e o Espanhol. O que me surpreendeu é que o nosso querido Português está em 6º.
*Lembro que os números acima levam em consideração apenas falantes nativos, ou seja, pessoas que falam o idioma como primeira língua.


Aproximadamente 750 mil palavras da Língua Inglesa são de origem latina. Quem já não passou pelo constrangimento de confundir os verbos to pretend (fingir) e to intend (ter a intenção de) em uma conferência de trabalho ou ao escrever uma carta comercial? Ou então se viu puxando uma porta com o adesivo push (empurre) sem que ela se movesse um mísero milímetro? Para evitar estes verdadeiros vexames, listamos alguns falsos cognatos mais comuns.


ATUALMENTE - nowadays, today
ADEPTO - supporter
AMASSAR - crush
APLICAÇÃO (financeira) - investment
APONTAMENTO - note
APRECIAÇÃO - judgement
ARGUMENTO - reasoning, point
ASSISTIR - to attend, to watch
ASSUMIR - to take over
BALCÃO - counter
BATOM - lipstick
BIFE - steak
CAFETERIA - coffee shop, snack bar
CÂMARA - tube (de pneu) chamber (grupo de pessoas)
CARTÃO - card
CIGARRO - cigarette
Como dizem os Europeus – “Falamos Brasileiro e não Português”.

FIQUE POR DENTRO!

Além do Brasil, o português é falado em vários países da África, incluindo Angola e Moçambique, em Macau, na China, em Goa, na Índia e no Timor Leste, recém-independente da Indonésia. O número de falantes beira os 200 milhões, 160 dos quais aqui no Brasil. É o sexto idioma mais falado do mundo.

CURIOSIDADES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

E O VERBO 'DELETAR'? ELE EXISTE?

Com certeza! A academia Brasileira de Letras lançou um vocabulário com mais de 6.000 palavras novas que apesar de serem faladas frequentemente não existiam oficialmente na Língua Portuguesa. Então, fiquem à vontade pra conjugar: Eu deleto, Tu deletas...

VOCÊ JÁ PEDIU UM UM QUILO DE “COLCHÃO” NO AÇOUGUE?

Se já o fez, não repita a faceta. Lembre-se o 'coxão' é o aumentativo de coxas que está localizada na parte traseira do boi, por isso devemos pedir pro açogueiro “COXÂO” ao invés de COLCHÃO.

O JUIZ DE FUTEBOL AGIU CORRETO QUANDO 'PENALIZOU O JOGADOR COM A EXPULSÃO?

Com certeza não. Segundo o dicionário Aurélio 'Penalizar' significa causar dor e tristeza. Ficamos penalizados com a situação da crianças abandonadas, ou seja, ficamos tristes. O juiz deveria usar o verbo 'punir' ao invés de 'penalizar' os jogadores.

VOCÊ JÁ PEDIU A ALGUÉM PRA 'TIRAR' SUA PRESSÃO?

Se já o fez, felicito-o/a por estar vivo/a, pois se alguém tirar nossa pressão com certeza morreremos. Peça sempre pra 'medir sua pressão, assim você terá grandes chances de permanecer vivo/a.

E A 'ESTAFA'? SERÁ QUE VAI SER ESQUECIDA?

Devido à grande influencia que a língua Inglesa tem sobre a língua Portuguesa, os Brasileiros cada vez fazem menos uso do substantivo 'estafa', desde que a palavra da língua inglesa 'stress' foi abrasileirada e virou “estresse”. E você aí, estressou? Relax.

COMO UM BRASILEIRO SE VIRA EM PORTUGAL?

Você já furou uma bicha?
Quem nunca furou que atire a primeira pedra. Imagine você em Portugal furando uma fila e alguém gritar: “O gajo está a furar a bicha!” - Em Portugal bicha é a nossa famosa fila. E se você precisar tomar uma injeção nas nádegas você deve pedir para aplicar uma... no... Desculpe, prefiro não dizer, aqui no Brasil são palavrões.

Imagine você em um restaurante perguntando ao garçom se tem o que beliscar enquanto a punheta não chega. Certamente o garçom ia dizer que não tem, pois ninguém está a fim de ser beliscado. Pergunte sempre se não tem algo pra petiscar e não beliscar
.
Veja mais alguns exemplos:

Brasil Portugal


Adolescente - Puto
Injeção - Pica
Porção de bacalhau cru e defiado - Punheta
Embebedar-se - Enfrascar-se
Camisinha - Durex
Dentista - Estomatologista
Alô? - Está lá?
Salva vidas de praia - Banheiros
sapatão - Fufa
Sanitário - Salva-vidas
Gay - Paneleiro
Grupo de crianças - Canalhas
Impostos - Propinas
Crianças - Miúdos
Chope - Imperial
Miúdos de galinha - Pintos
Bola - Esférico
Camisa - Camisola
Calcinha - Cuecas
Esparadrapos - Pensos
Fraldas - Cuequinhas de bebê
Acostamento - Berma
Meias - Peugas
Suéter - Camizola
Pasta de dentes - Dentrífico
Jogador contundido - Jogador aleijado
Gramado - Revaldo
Gol - Golo
Vou te dar uma coça - Dou-lhe uma taréia
Cafezinho - Bica
Vermelho - Encarnado
Sanduíche de filé - Prego
Goleiro - Guarda-redes
preguiçoso - Mandrião
Cabeludo - Gadelhudo
Não ligo (pra algo que falem de você) - Estou-me marimbando / estou-me nas tintas.
Homem bonito - Pessegão
Mandar alguem pra consertar a descarga - Mandar um canalizador pra reparar o autoclisma da retrete.

*Há variações a depender da região.

Nenhum comentário: