terça-feira, 13 de outubro de 2009

DIVULGANDO APRENDIZAGEM

UMA ATIVIDADE DIFERENCIADA:

Novela da Tarde
Uma turma da 6ª série me chamou atenção pelo interesse por crônicas. Escolhi um determinado dia de aula na semana para fazer essa atividade e por coincidência era o 4° horário. Senti que eles voltavam agitados do recreio e resolvi contar uma crônica no primeiro momento da aula.
A medida em que eu lia, em certos trechos, suprimia parte da história e pedia que eles dissessem o que iria acontecer e todos gostavam de participar dando sua opinião. Após essas manifestações eu continuava a leitura e eles adoravam, pois alguns acertavam e outros diziam coisas absurdas, no bom sentido. Era um momento prazeroso.
Depois de algum tempo, realizando essa atividade, resolvi suspender, achando que poderia ser cansativo, mas para minha surpresa, os alunos resolveram protestar dizendo: “ queremos nossa novela da tarde!...”, pois foi assim que eles apelidaram este momento.
Diante da situação comprei outros volumes do livro “Para Gostar de Ler” e dei continuidade a “novela da tarde”. Só que não parei por aí, passei a cobrar resumos destas crônicas e no final do ano nós produzimos um livro de crônicas feitas pelos alunos daquela turma. Alguns escreviam novas crônicas e outros faziam uma reescrita. Foi um sucesso total.
Recomendo que experimentem algo desse tipo, ou seja, diferente e seus alunos irão adorar.
Relato de uma experiência realizada em sala de aula pela professora Cidalva Peixoto L. da Costa (aluna do Circuito 5, do Curso de Letras-Português/Inglês da FTC-Ead.

Nenhum comentário: